data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 3ª DE
No corpo permanente da Base Administrativa, existem oficiais e praças com formação e especialização nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito e outras qualificações necessárias para gerir os recursos e o patrimônio destinados a todos os quartéis da cidade
Cada uma das 22 organizações militares de Santa Maria representa uma unidade gestora. Isso significa que, de forma isolada, cada quartel é responsável por gerir os recursos que recebe do governo federal para cumprir os processos específicos e cuidar do dia a dia de cada aquartelamento. Este encargo despende de um grande número de pessoal, e as unidades nem sempre dispõem de militares com a formação adequada para suprir os cargos da área administrativa. Foi com o intuito de centralizar os trabalhos relativos à administração militar que surgiu a Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria (B Adm Gu SM).
O coronel Ademar Calumby Neto foi designado como o responsável por estruturar a Base Administrativa, determinando o efetivo, o material e as instalações necessárias para o funcionamento. Em 2018, a Base Administrativa foi elevada à condição de organização militar, tendo como primeiro comandante o coronel Iury Nicholau Tschudar, que ficou à frente da unidade até 2020.
Funções administrativas
Atualmente, está a cargo da Base Administrativa o pagamento de pessoal da ativa, inativos e pensionistas; as licitações, aquisições e contratos; o controle do patrimônio móvel e imóvel; a fiscalização de produtos controlados e a administração dos recursos vindos do governo federal.
Durante entrevista à redação do EBP, o coronel Haroldo Patricio Ribeiro Filho, atual comandante da Base Administrativa, falou da importância que a unidade possui ao otimizar os processos inerentes à administração pública federal, além de ter um pessoal especializado e voltado exclusivamente para essa área.
- A função da Base Administrativa é potencializar o sistema de forças, que é representado pelas tropas que estão com o fuzil na mão ou embarcadas em um blindado. Ela serve para desburocratizar, desonerando as organizações militares operacionais dos encargos da gestão pública, explica coronel Haroldo.
Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em estudos estratégicos na guarnição
Dias 21 e 22 de setembro, mais de 60 oficiais superiores do curso de Comando e Estado-Maior do 2º ano (CCEM/2), do curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos (CCEM Med) e alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM/IMM), deslocaram-se do Rio de Janeiro, em viagem de estudos estratégicos na guarnição de Santa Maria.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social/ Pq R Mnt/3
No Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), a finalidade foi conhecer os principais projetos desenvolvidos pela unidade, especialmente a linha de manutenção de viaturas blindadas, em apoio à Divisão Encouraçada
No primeiro dia de atividades, os militares conheceram as principais características e atividades da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), com foco no papel do oficial de Estado-Maior e comandante de unidades subordinadas.
27ª Feicoop começa domingo com show virtual e sem público
Em seguida, realizaram uma visita ao Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), para conhecer a evolução dos blindados no Exército e os cursos oferecidos para a especialização de militares do Brasil todo e de nações amigas.
Concurso da Escola de Sargentos será realizado domingo
Uma das formas de ingresso no Exército Brasileiro, como militar de carreira, é o concurso de admissão para as escolas de sargentos. Neste domingo, dia 3 de outubro, será realizado o certame que possibilita o acesso à Escola de Sargentos das Armas (EsSA); Escola de Sargento de Logística (ESLog) e Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), de acordo com a combinação entre a nota obtida no concurso de admissão e a prioridade declarada por cada candidato.
Qualificações militares para Sargentos:
- EsSA (MG) - Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações
- ESLog (RJ) - Material Bélico, Intendência, Saúde, Músico, Manutenção de Comunicações e Topografia
- CIAvEx (SP) - Aviação
Aumento de inscritos em 2021 - A carreira militar de sargento teve a procura ampliada nos últimos anos, e para o concurso que ocorre neste domingo, são 126.393 inscrições para as três áreas (geral/aviação, música e saúde), um acréscimo de quase 22% em relação a 2020. Dentre esses inscritos, chama a atenção o expressivo número de mulheres, totalizando 30.977 candidatas.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 3ª DE
Na prova para a carreira de sargento realizada em 2020, foram 103.810 inscritos
Na região de Santa Maria, o concurso será coordenado pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld). As provas serão realizadas na Universidade Franciscana (UFN), no Colégio Sant'Anna e no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).
O candidato deve ficar atento quanto ao local de realização do exame intelectual. O fechamento dos portões está previsto para as 12h15min.
Mais informações podem ser obtidas no site.